Principal Sobre Corpo Clinico PET CT Medicina Nuclear Noticias Novidades Parcerias Exame Localização Fale Conosco

 

 

 

 

Exame

 

 

PET/CT

 

O PET/CT representa um grande avanço tecnológico no diagnóstico por imagem, pois combina, em um mesmo equipamento, as informações anatômicas da Tomografia Computadorizada (CT) e as imagens funcionais da Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET).


Preparo


Na véspera do exame:

-Não realizar exercícios físicos intensos (caminhada, ginástica, musculação etc.);

-Tomar àgua com frequência;

-Suspender, nas 12 horas que antecedem o exame, o uso de tabaco e substâncias que contenham cafeína.

 

No jantar na véspera do exame:

-Não comer carboidratos (massas, pães, doces, frutas, arroz, batata, feijão, açúcar etc.) e laticínios, exceto queijo branco ou de soja.

Os alimentos permitidos são carnes, peixes, aves, ovos (cozidos, omelete ou mexidos), verduras, frios e embutidos (salsicha, bacon, linguiça, presunto, salame e mortadela), desde que não sejam acompanhados de molhos, farinhas e outros ingredientes com carboidratos. As bebidas permitidas são água com ou sem gás e refrigerante diet (sem cafeína).

 

No dia do exame:

O exame deverá ser realizado com jejum de 6 horas. Caso o seu exame esteja agendado no fim da manhã, o desjejum estará liberado desde que se respeite o jejum de 6 horas antes do exame e a dieta prescrita.

Manter-se agasalhado, caso a temperatura esteja baixa. Recomenda-se vestir roupas leves e sem adereços de metal.

Tomar bastante água (pelo menos 3 copos) antes do exame, podendo ir ao banheiro normalmente.

Trazer exames anteriores, uma troca de roupa e solicitação médica.


Como é feito o exame?


Após o atendimento inicial na recepção e a realização da entrevista clínica, o paciente será encaminhado à sala de preparo, onde será medida a glicemia. Se o resultado da glicemia estiver dentro dos limites permitidos para o exame, uma veia do membro superior será puncionada e mantida com soro fisiológico.

Uma dose do traçador radioativo será administrada pelo acesso venoso e o paciente deverá permanecer em repouso por, aproximadamente, 1 hora.

Em seguida, o paciente será encaminhado à sala de exame. Durante todo o tempo da realização deste, o paciente deverá manter-se imóvel, deitado na maca do aparelho.

O exame terá início pela tomografia computadorizada, fase que tem uma duração rápida, podendo ser ou não utilizado o contraste radiológico.

O tempo médio desse exame é de 25 a 40 minutos e, eventualmente, imagens tardias adicionais serão necessárias para complementar o exame.

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

- Não há a necessidade de suspender os medicamentos em uso, exceto em casos de diabetes. O uso de Metformina deverá ser suspenso no dia do exame até 48 horas após, caso seja utilizado contraste radiológico.

Os pacientes que fazem o uso de insulina deverão consultar os médicos da clínica para que recebam orientações mais específicas de seu preparo.

- Em casos de avaliação de câncer da tireoide, é necessário consultar o médico da clínica para a possível suspensão do hormônio.

- Em caso de melanoma, o tempo do cliente no aparelho poderá ser maior.

È importante trazer os exames anteriores, tais como resultado anatomopatológico, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia, o pedido médico e uma troca de roupa.

Se for mulher, não poderá realizar o exame em caso de gravidez ou de suspeita de gravidez.

 


 
Av. Brasil, 961, 3º Andar – Guanabara, Campinas – SP, CEP - 13.073-012 Tel.:(19) 3243-3077